Nota de apoio à soberania da Venezuela
Defender a soberania dos povos é defender a democracia e a paz na América Latina.

O Partido dos Trabalhadores de Balneário Camboriú manifesta seu mais firme e veemente repúdio às ações, ameaças e ingerências promovidas pelos Estados Unidos da América contra a República Bolivariana da Venezuela.
Trata se de uma grave violação do direito internacional, da soberania nacional e do princípio da autodeterminação dos povos. A história demonstra que intervenções externas não promovem democracia nem estabilidade, mas aprofundam conflitos, geram sofrimento às populações civis e comprometem a paz regional.
Assim como destacado na nota da Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores, a agressão militar dos Estados Unidos contra a Venezuela, incluindo o bombardeio em Caracas e o sequestro do presidente Nicolás Maduro e de sua esposa, configura uma das mais graves violações internacionais registradas na América do Sul no século XXI, com claras motivações políticas e econômicas e sérios riscos à estabilidade regional.
O PT de Balneário Camboriú reafirma sua posição histórica contra o imperialismo e contra qualquer tentativa de submeter povos e nações a interesses estrangeiros. Rejeitamos sanções unilaterais, ameaças militares e toda forma de agressão que recaia diretamente sobre os direitos, a soberania e as condições de vida do povo venezuelano. Os rumos políticos da Venezuela dizem respeito exclusivamente ao seu povo.
Defender a soberania dos povos é defender a democracia e a paz na América Latina.
Balneário Camboriú, 04 de janeiro de 2026.
Partido dos Trabalhadores - PT
Diretório Municipal de Balneário Camboriú


